A maioria das logomarcas dos fabricantes de carros traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos fascinados por carros. Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século passado. Com simbologias de escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação da marca, seguindo uma tradição que surgiu na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais ficaram marcados na história do automóvel:

 

  Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
  Aston Martin - O primeiro emblema da marca era um círculo de ouro, onde se cruzavam as letras A e Sr. Em 1947, o símbolo sofreu modificações. As siglas deram lugar a um par de asas, com o nome Aston Martin ao centro. A nova logo foi baseada em figuras mitológicas.
  Audi – As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.
  Bentley – O símbolo foi criado pelo desenhista industrial Gordon Crosby. O nome reflete as iniciais do seu fundador, no meio de duas asas que se referem à velocidade de seus primeiros modelos.
  BMW – O logotipo utiliza a cor e a forma da bandeira quadriculada em azul e branco da Bavária, região sul da Alemanha. Também faz referência a uma hélice em céu azul, representando a BMW como empresa de luxo, que teve o seu início como fabricante de motores de aeronaves. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
  Cadillac - O logotipo representa a coroa do explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, fundador de Detroit. Esta coroa indica o espírito pioneiro da indústria automobilística.
  Chevrolet – Diz à lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.
  Chrysler – A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50. O projeto foi modificado anos depois para a divisão Chrysler, em meados dos anos 90. Em 1998, com a fusão com a Daimler, o logo foi cercado com um par de asas de prata.
  Citroën - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro André Citroën, fundador da marca francesa.
  Dodge – O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.
  Ferrari - Em 1923, Enzo Ferrari, então diretor de competições da Alfa Romeo, recebeu um convite para jantar com os pais de Francesco Baracca, herói da aviação italiana morto durante a 1ª Guerra Mundial. Logo após o jantar, o pai de Baracca ofereceu a Enzo o emblema que seu filho pintava nas aeronaves: um cavalo preto empinado sobre fundo branco. Enzo trocou o fundo branco pelo amarelo, reestilizou o cavalo e criou um escudo com formato próprio para abrigá-lo, acrescentando três frisos em vermelho, branco e verde – as cores da bandeira da Itália.
  Fiat - No desenho do italiano Mario Maioli está inserido cada uma das letras do nome da marca. A sigla significa Fabrica Italiana Automobili Torino. É inspirado no que foi usado pela montadora entre 1931 e 1968.
  Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903 e é a mesma cor usada na bandeira da Finlândia. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca e é credenciada por Harold Wills, primeiro chefe de engenharia e design da Ford, que usou a letra em seus cartões de visita.
  Jeep – Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipos de uso.
  Lamborghini – O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
  Maserati – O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.
  Mazda - O logotipo foi desenhado por Yoshimo Rei, onde o V representa "asas estendidas", que quer dizer criatividade, senso de missão, suavidade e flexibilidade da marca.
  Mercedes-Benz - O logotipo foi criado pelas mãos do engenheiro Gottlieb Daimler, surgindo depois que ele enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra. A estrela de três pontas representa seu domínio sobre o ar, mar e terra. Foi usada pela primeira vez em um Daimler de 1909 e foi combinado com o louro Benz em 1926, para significar a união das duas empresas.
  Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante. Yataro Iwasaki, fundador da Mitsubishi, foi quem criou o logotipo, registrado em 1914.
  Nissan – A palavra Nissan significa “Indústria japonesa”, seno o nome da marca alusivo país fabricante de origem. Durante muito tempo, a palavra Nissan encontrou-se sobre um fundo azul, cor de sucesso na cultura japonesa e um círculo vermelho como fundo, que representa luz, sinceridade. O objetivo da marca era remeter para “sinceridade leva ao sucesso”. Com a reestruturação da marca o seu logótipo foi alterado, mantendo-se o nome da marca no centro de um círculo, que simboliza universalidade.
  Peugeot - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.
  Porsche – São dois brasões sobrepostos – o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, fundador da empresa, desenhou este logotipo em um guardanapo. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.
  Quadrifoglio – O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.
  Renault – O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve mudanças de visual nos anos de 1946, 1959, 1972, 1992, 2004 até chegar na logo atual criada em 2007.
  Rolls Royce – O logotipo foi criado em 1911, por Charles Robinson Sykes. Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
  Saab – Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
  Subaru – Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
  Toyota – O logotipo foi criado em 1990 e é composto por três elipses, cada uma com dois pontos centrais. Um ponto representa o coração do cliente e o "coração" do produto. Cada elipse une dois corações e duas delas se combinam para simbolizar a marca original.
  Volvo -  O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é a representação do escudo do Deus Marte, da mitologia greco-romana e é também o símbolo da masculinidade. Por esse motivo o logotipo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.
  Volkswagen - Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, Este círculo envolve um “V” e um “W”, iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen(vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época! O logotipo surgiu em competição interna da fábrica, onde o vencedor foi um engenheiro chamado Franz Reimspiess, que aperfeiçoou o motor do Fusca em 1930.
 
 >
Acessórios Off Road

Acessórios Pick Up

Alarmes

Bagageiros

Barracas Automotivas

Capotas de Fibras

Capotas Marítimas

Chip Potência Digipower

loi

Mochilas

Pneus

Porta Bagagens

Protetor de Caçamba

Roupas Off Road

Som

Suporte Bicicletas

 
 
 
 
:. Site desenvolvido pela DiSy :. Site Projetado por Marcelo Tanure